cover
Tocando Agora:

Nova Onda de Calor Atinge Nordeste e Sudeste, Enquanto Altas Temperaturas Persistem no Sul

Com o calor extremo previsto para os próximos dias, especialistas recomendam evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter a hidratação e ficar atento a possíveis alertas meteorológicos.

Nova Onda de Calor Atinge Nordeste e Sudeste, Enquanto Altas Temperaturas Persistem no Sul
Nova Onda de Calor Atinge Nordeste e Sudeste, Enquanto Altas Temperaturas Persistem no Sul (Foto: Reprodução)

O Brasil enfrenta mais um período de calor extremo. A onda de calor que atinge o Sul do país desde o dia 5 de fevereiro continuará até a próxima quarta-feira (12). Além disso, uma nova onda de calor começará a impactar os estados do Sudeste e do Nordeste a partir de quarta-feira, com previsão de duração até o dia 18, segundo informações da Climatempo.

Calor Intenso no Sul

Inicialmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto que a onda de calor no Rio Grande do Sul duraria seis dias. No entanto, o período mais crítico começa nesta segunda-feira (10), quando as temperaturas podem ultrapassar os 40°C. Na capital Porto Alegre, os termômetros devem registrar máximas entre 38°C e 40°C. O calor extremo levou a Justiça a suspender as aulas no estado.

Sudeste Pode Bater Recordes de Temperatura

No Sudeste, todas as capitais da região têm chances de bater recordes de calor em 2025. Embora São Paulo seja a única capital que não será atingida diretamente pela onda de calor, ainda assim pode registrar 34°C a 35°C entre quarta (12) e quinta-feira (13).

No mesmo período, o Rio de Janeiro pode alcançar 38°C ou 39°C, e em algumas áreas do estado os termômetros podem atingir os 40°C. Já entre quinta (13) e sexta-feira (14), Belo Horizonte tem previsão de máximas entre 34°C e 35°C, enquanto Vitória pode registrar temperaturas de 36°C a 37°C.

Nordeste Também Será Impactado

A nova onda de calor afetará regiões que vão do Vale do Paraíba (SP) ao Leste do Piauí e ao interior de Pernambuco. Nessas áreas, as temperaturas podem ficar de 5°C a 7°C acima da média para fevereiro, aumentando o risco de problemas de saúde e impactos ambientais.

Comentários (0)